Você também comete estes 8 erros na hora de começar uma dieta?
Seja pela busca de maior qualidade de vida ou para dar aquele Up na aparência, saber emagrecer se tornou um conhecimento vital. E não é fácil, muitos mitos e erros nos impedem de alcançar resultados verdadeiros.
Pensando nisso, separei para você 8 dos principais erros que você pode cometer – e provavelmente já cometeu – na hora de fazer uma dieta.
Se você se interessou pelo assunto, pega o bloquinho de notas e vem comigo descobrir quais são eles!
Erro #1: Comer alimentos integrais como se não houvesse amanhã
Curiosamente, os integrais eram comuns até uns dois séculos atrás e a indústria dos alimentos estourar. Produtos prontos, principalmente a base de farinha de trigo, utilizam farinhas e ingredientes muito refinados nas fábricas.
No processo, perdem a maior parte dos nutrientes e fibras que nos fazem sentir a sensação de barriga cheia. Resultado? Você acaba comendo mais ou sentindo fome mais rápido.
Foi por isso que a mesma indústria de alimentos voltou atrás e, com o apoio de nutricionistas, retornou produtos integrais para as gôndolas dos mercados. Porém não se engane, apesar de aumentar a saciedade e adiar a volta da fome, eles são extremamente calóricos (mais que os não integrais!).
Então não adianta ficar comendo alimentos integrais direto, hein?
Erro #2: Beber sucos naturais como se fosse água
Bem, água é água. Se você está tomando-a misturado com algo, é quase certo que está ingerindo mais calorias do que deveria. É o caso de muitos sucos naturais.
Não me entenda mal, os sucos naturais são fontes generosas de fibras e vitaminas. De longe um suco natural é melhor escolha do que refrigerante ou refrescos em pó. Porém se engana quem acredita que não são calóricos.
Dos sucos naturais calóricos, o suco de laranja – que aparece tanto em propagandas de emagrecimento – é rei. Um único copo de suco natural é feito com 3 a 4 laranjas.
Só a frutose desse copo, que você bebe em poucos segundos, já pode encerrar sua meta de consumo diário de calorias.
Prefira sucos de frutas menos calóricas. E, por via das dúvidas, prefira água. Quanto mais, melhor.
Algumas dicas de bebidas que não são tão calóricas:
- Limonada
- Suco de Maracujá
- Suco Abacaixo
- Suco de Melancia
- Chá verde
- Chá preto (com canela e gengibre, vira um ótimo termogênico!)
Erro #3: Doces Fit não são a solução
Os doces Fitness viraram moda. Com farinhas alternativas, ingredientes integrais e até mesmo receitas dietéticas, eles estão dominando os sites de receitas e as lanchonetes dos aplicativos de Delivery.
Um bom doce, de vez em quando, faz bem para a alma. Mas não se engane, pois mesmo os doces Fit são carregados de açúcares alternativos que podem acabar com sua dieta.
Eles são feitos, na grande maioria, para dietas especiais. É o caso de quem não pode consumir glúten ou lactose. E, mesmo assim, devem ser consumidos de forma muito moderada.
Erro #4: Caminhada que segue, calorias que ficam
Não é raro que pessoas que caminhem há meses, e tenham tido resultados nas primeiras semanas, reclamem que não estão mais emagrecendo com a caminhada diária.
E não estão erradas. A caminhada é um ótimo exercício para começo, para romper com o sedentarismo. Porém o nosso corpo é danado e logo se adapta a este ritmo moderado de atividades físicas, passando a consumir menos calorias para o mesmo esforço.
O principal objetivo de uma dieta de emagrecimento é o déficit energético, ou seja, gastar mais energia do que se consome através dos alimentos.
Por isso, o ideal é fazer atividades físicas com acompanhamento, sempre aumentando o ritmo e fazendo atividades cada vez mais intensas.
Erro #5: Não acompanhar as pequenas vitórias
O emagrecimento não acontece de um dia para o outro.
Nas primeiras semanas de uma dieta, o inchaço diminui e logo sentirmos um impacto positivo no nosso corpo. Mas as semanas seguintes não sentimos tanta diferença no corpo. E isso é normal.
A partir deste momento, os resultados podem não ser aparentes no espelho para olhos não cuidadosos. Mas eles existem e podem ser medidos.
O ideal é você comprar uma fita para medir sua circunferência abdominal e os demais pontos do seu corpo que queira reduzir. E, semanalmente, verificar e anotar as novas medidas.
Há reduções significativas que não vemos no espelho pois acontecem de forma muito gradativa. Mas os números em um papel não mentem. Faça isso e verá a diferença.
Erro #6: Se deixar a vida te levar, a vida leva a dieta.
Verdade seja dita, um dos maiores desafios de uma dieta é mantê-la.
Principalmente se você mora com mais pessoas em casa que não estão fazendo dieta ou se você faz suas refeições fora do lar. É o caso da grande maioria das pessoas que trabalham.
Recomendo separar um dia da semana para planejar seu cardápio, preparar todas as refeições, congelá-las e então apenas ir descongelando no micro-ondas ao longo da semana.
Com as receitas certas, você nem sente que são refeições descongeladas.
Outra opção é comprar Kits de marmitas congeladas. São inúmeras as empresas que vendem pacotes com cinco ou até sete refeições só para você ir consumindo ao longo da semana.
Erro #7: Fazer dieta Low Carb sem orientação adequada
A dieta Low Carb, caso você não conheça, é aquela onde diminuímos o consumo de carboidratos e substituímos por outras fontes de energia como proteínas e lipídios.
A ideia é simples: diminuindo o carboidrato, que é a maior fonte de calorias de nossa alimentação, você diminui o consumo diário de calorias e consegue emagrecer.
Mas o que muitas pessoas esquecem é que proteínas e lipídios são fontes de energia, mesmo que menos calóricas que os carboidratos. Além disso, lipídio significa gordura. Se você consumir gorduras erradas, pode acabar jogando no lixo sua dieta inteira.
O ideal é fazer uma dieta com acompanhamento de um material de orientação adequado e, no caso ideal, com uma ou um nutricionista.
Erro #8: Seguir dicas de dietas sem saber como funcionam
Cada tipo ou estilo de dieta foi desenvolvido com base em anos de estudos no campo da nutrição, endocrinologia, psicologia e diversos outros ramos do conhecimento.
Por isso cada dieta tem uma base de estudo por trás. Entender os conceitos, as técnicas e os objetivos de cada dieta é uma obrigação caso você queira ver resultados reais ao fazê-las.
Se você tem um objetivo em específico com seu emagrecimento, procure materiais e informações de sites ou profissionais especializados no assunto.
Nada de ficar seguindo dica de influencers digitais só porque falaram com convicção de como emagreceram.
Emagrecimento exige esforço e estudo.
Emagrecer é um objetivo que pode parecer simples, mas a simplicidade fica apenas nas primeiras semanas. Emagrecer exige uma sequência de passos a seguir e um compromisso a assumir.
Ter acesso à bons materiais e orientações ajuda muito em todo o processo.
Por isso, nós da Emagrecimento Veloz desenvolvemos artigos e ótimos materiais sobre o assunto. Nos acompanhe e se liga nas nossas dicas semanais!